sábado, 18 de junho de 2011

TOMANDO DECISÕES

Crianças obedece as decisões de seus pais. adulto deve se responsabilizar por suas decisões e assumir consequências. e o jovem? É um  tempo em que pouco a pouco, o jovem vai aprendendo a tomar as próprias decisões: o que vestir, com quem andar, onde ir, com quem namorar, o que estudar... Mas ainda é tempo de obedecer aos pais. O duro é que na hora de decidir costuma afrontar os pais, e na hora de assumir as consequências? Daí precisa dos pais para assumi-las.




Decisões...          Responsabilidades...        Consequências...
    
                           

O que a Bíblia nos ensina?

APRENDENDO A PESAR VALORES ( Gn 25:27-34)

Esaú e Jacó: irmãos gêmeos, jovens solteiros, o futuro pela frente. Naquela época, a primogenitura era um direito do filho mais velho, que herdava não só os bens do pai, como também a bênção e autoridade de patriarca da família-quanta honra e quanta responsabilidade!
Esaú era o primogênito, pois foi o primeiro a sair do ventre materno (Gn 25:25-26). Era um homem que apreciava os prazeres deste mundo, principalmente a boa comida. Jacó, por sua vez, fazia questão do direito de primogenitura, não tanto pelo bens materiais, mas porque queria a bênção de seu pai-herança de Deus de Abraão( seu avô).
     Quantas vezes não fazemos como Esaú: trocamos a herança de filhos de Deus pelos "pratos de lentilhas" dos prazeres transitórios deste mundo? Escolhemos namorar jovens descrentes, desobecer aos pais, fazer coisas escondidas, faltar a igreja, ir a festas com danças e conversas imorais, "ficar" ao invés de namorar, deixar de estudar...
    O que a Bíblia ensina é muito claro:"Não ameis o mundo nem as coisa que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele...Ora, o mundo passa...aquele, porém que faz a vontade de Deus permanece eternamente"(1 Jo 2:15,17). Você precisa pesar o que vale mais: dar vazão aos seus desejos de hoje ou agradar ao Deus Eterno. Só Ele sabe o que é melhor para sua vida, mesmo que agora você não compreenda isso: "Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte (Pv 16:25). Depois não adianta chorar amargamamente, como fez Esaú (Hb 12:16,17).

* O que você tem valorizado mais na hora de tomar as suas decisões: os seus desejos de jovem ou os príncipios eternos de Deus?

A CORAGEM DE DAVI-TOMANDO UMA DESIÇÃO ACERTADA (1Sm 17:1-11,24-47)

Davi provavelmente ainda era um jovem quando tomou uma das decisões mais corajosas da sua vida: enfrentar o gigante Golia, que desafiava dia após dia os guerreiros amendrontados do povo de Deus. Mas de onde ele tirou tanta coragem para isso? Ele era apenas um jovenzinho franzino e inexperiente em batalhas- tinha ido ao campo de guerra só para levar suprimentos aos seus irmãos.
            Mas como era possível ouvir as afrontas de Golias ao exército de "Deus vivo" sem fazer nada? Davi teve que escolher: podia, como os demais, olhar para o problema e ver sua pequenez ver sua fraqueza perto do gigante, ou manter os olhos fixos no Senhor dos exércitos.
   Davi tomou a decisão acertada-tinha certeza que Deus lhe daria a vitória. Ele não teve medo do tamanho do inimigo, porque sabia que fazendo a vontade de Deus, não importa idade, tamanho ou arma, o resultado será vitória-"e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé"( 1Jo 5:4b).

CONSEQUÊNCIA:

-Davi foi aplaudido
-Casou-se com a filha do rei
-Ficou famoso e sua façanha é contada até hoje
-Escreveu salmos sobre a certeza de vitória que Deus nos dá

*Você tem coragem de enfretar "gigantes" para fazer a vontade de Deus? Enfrentaria gozações e zombarias?
*Você faria a vontade de Deus mesmo sabendo que poderia ser excluído do seu grupo de amigos? é preciso ter coragem para tomar a decisão certa!

A INCONSEQUÊNCIA DE DAVI-TOMANO A DECISÃO ERRADA(2Sm 11:1-17;12:12-14)

Anos mais tarde, quando Davi era um rei, estava andando na varanda de seu palácio quando viu uma mulher muito bonita, e ele a desejou - e porque não? Ninguém precisa ficar sabendo...Todos os reis fazem o que bem entendem...(todos os meus colegas fazem o que bem entendem...)
"Não estou morto", pode ter pensado Davi (muito menos eu, em plena juventude...). E Davi deitou-se com Bate-Seba, sem medir as consequências - afinal, era só uma veizinha, só para experimentar. Mas ela engravidou (Será azar?"tinha que acontecer logo comigo?". e agora, o que fazer?
                    Horar de tomar outra decisão:" me arrependo e conto tudo que fiz de errado a todos, ou arranjo um jeito de disfarçar?" É mesmo dificíl lidar com as consequências das decisões erradas que tomamos. Desta vez Davi foi covarde: resolveu "dar um jeitinho" para esconder seu erro - pena que o marido traido Urias não colaborou... aí só tinha um jeito: dar "sumiço" nele - na guerra é tão fácil morre, não é?
   Mas para Deus não há nada que possa ser encoberto, "pelo contrário, todas a coisa estão descobertas e acessível aos olhos daquele a quem temos de prestar contas" (Hb 4:13b). Não há desculpa para nossas decisões erradas - temos o livre arbítrio e vamos arcar com as consequências de nossos erros diante dos homens e diante de Deus.

CONSEQUÊNCIAS:

-Por ter decidido se deitar com Bate-seba, Davi acabou assassinando um homem inocente, e esses pecados o afastaram de Deus;
-Davi ficou  profundamente triste e vivia torturado pelo remorso;
-Davi acabou confessando seus pecados(Sl 51), mas também chorou a morte de seu filho, fruto do adultério(2 Sm 12:13-24);

Deus perdoou Davi e o restaurou, com certeza Davi jamais esqueceu da dor que sofreu e que fez outros sofrerem por causa de suas decisôes impensadas.

APRENDENDO A TER BOM SENSO

Eclesiastes 11:9 é claro: o jovem pode e deve aproveitar as alegrias da sua juventude, mas sabendo que irá prestar contas a Deus. Antes de tomar qualquer decisão (das mais importantes às mais simples), você deve sempre perguntar a Deus: "Qual a sua vontade?" Pondere sobre as possíveis consequências que você vai ter que enfrentar ao tomar uma decisão: será que devo começar a trabalhar? Onde e o que devo estudar? Já é hora de pensar em namorar?( medite Ec 3:1-8). E entregue o seu caminho ao Senhor, confie Nele, "e o mais Ele fará"(Sl 37:5).
     Você deseja fazer a vontade de Deus, mas não sabe como? A resposta está  no salmo 119:9-11: 
"De que manerira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segudo a tua palavra. De todo o coração Te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra a Ti."

*Você tem buscado a Deus de todo o coração? Tem guardado as Suas palavras? Você tem observado e obedecido a palavra de Deus? Tem entregado a Ele o seu caminho?

    Não sse iluda! Não há como fugir às consequências das nossas decisões! a advertência de Gl 6:7,8 é real: " de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem plantar, isso também ceifará". É claro que se confessamos os nossos pecados Ele é fiel e justo para perdoar os pecados..."(1 jo 1:9). Mas o perdão não anula as consequências: quem bebe antes de dirigir pode morrer ou matar no trânsito.
    Qualquer que seja a sua decisão , se for acertada Deus o abençoará. se for errada, você terá que arcar com as conseqências espírituais e naturais do seu erro- por isso, pese bem os valores antes de decidir, tenha coragem de tomar a decisão certa ao lado de Deus, e nunca tente esconder seus erros, mas arque você mesmo com as consequências de suas decisões.

Espero que você tenha sido abênçoado por essa palavra , graça e paz a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário